sábado, 27 de abril de 2013

Os revezes na vida do Cristão II Sm 21:15



Sabe quando você enfrenta uma grande luta na sua vida? Aquela onde muitos não acreditam que você vai vencer, mas... por um milagre você vence e então comemora a vitória, experimenta a glória e se alegra em Deus. Aí pensamos, agora é só benção. No entanto, o fim de uma luta, pode apenas ser um anúncio de uma outra que virá e às vezes estamos cansados para um novo embate. Foi o que aconteceu com Davi, (II Sm 21:16-17) depois de ter enfrentado tantas lutas e principalmente o gigante Golias, os problemas do reino e de sua família, ele não esperava dar de cara novamente com outros gigantes. É, mas na verdade eles voltaram e desta vez foram quatro, e o Rei corria perigo de vida, pois estava exausto das inúmeras pelejas enfrentadas. Foi neste exato momento que Deus levantou homens valentes para estar ao lado de Davi, lutando pelo rei, pois o risco da perda deste grande regente do povo de Deus representaria um grande prejuízo à nação(2 Sm 21:17). Lição para nós é que devemos lutar e proteger nossos líderes, aqueles fiéis servos do Senhor, que dedicam sua vida a esta obra, para que não se sintam cansados e desprotegidos e sejam atingidos pelos ardis de Satanás, pois é a Bíblia quem diz: “Fere ao pastor e as ovelhas estarão dispersas...” Zc 13:07. Portanto lute juntamente com aquele a quem o Senhor ungiu para fazer a sua obra na terra.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que as atitudes dizem sobre nós



“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” Neemias 1:4.

Neemias, cujo nome significa “Deus é meu deleite”, é um exemplo de determinação, sacrifício e desprendimento.  Conhecer a realidade das coisas muitas vezes nos faz sofrer e quando Neemias soube do estado em que se encontrava Jerusalém ele sensibilizou. Não nos consta que Neemias tivesse ao menos tido uma única vez por lá, e segundo pesquisadores, ele teria nascido no cativeiro e, apesar disto não se omitiu e enfrentou o desafio que, quem vivia lá em Jerusalém, sequer pensou em enfrentar.


Neemias abriu mão de uma posição confortável de copeiro do rei Artaxerxes I, bem remunerado, gozando da confiança do Rei, para se aventurar navegando nas asas do vento, guiado pelo Espírito, vivendo por fé. Enfrentou desafios, superou obstáculos, medos, oposições, indiferenças, condições adversas, ameaças, mentiras, pobreza (1:1, 2 e 11; 2:9, 10, 19; 4:1, 2 e 3; 5:1-19).

Neemias não se intimidou, perseverou em ver a restauração do seu povo, da sua cidade, do culto ao seu Deus, arriscou-se, envolveu-se, o importante é que a obra não podia parar. Nada podia impedir o seu propósito, ele esteve sempre firme, ocupado numa grande obra. Ele acreditou que podia fazer diferente, buscou o envolvimento de todos. É assim mesmo na obra de Deus tem espaço para o trabalho de todos.

O que aprendemos com Neemias;
1.       As atitudes falam por nós.
2.       Toda boa obra encontrará obstáculos.
3.       Assumir riscos é característica de quem realiza.
4.       A persistência é um grande aliado de quem trabalha.
5.      O começo de um novo tempo, uma nova história, tem muito a ver comigo e com você, com nossas atitudes.

Um abraço do Pr. Alfredo Pacheco e uma abençoada semana para todos.