quinta-feira, 28 de março de 2013

Faça Tudo Outra Vez



"Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente."

1 Crônicas 15:2

Começar tudo de novo, eis a questão. Sabe quando parece que tudo que você fez não valeu de nada. Quando tudo fica sem sentido e achamos que fomos apenas usados. Sabe quando você pensa que toda a estrutura montada foi por agua a baixo e agora? É hora de começar tudo de novo. Pois é, foi assim com Davi, depois de tantas reuniões com os líderes entre o povo, depois de convocar uma multidão, manda fazer um carro de boi novo, convocar levitas e sacerdotes, viajar a Quiriate-Jearim, iniciar o transporte da arca com tanta pompa, com rituais de adoração e com músicas, tudo deu errado. O que seria uma festa se transforma em tragédia. A morte de Uzá paralisou tudo, o rei entristeceu, a viagem foi interrompida e a Arca levada emergencialmente à casa de Obede-Edom.

Após tudo isso acontecer Davi reflete em tudo que aconteceu, investigando os “porquês” ele descobre;

1. Que ele era o principal responsável por tudo que aconteceu.
2. Que houve desobediência a uma ordenança do Senhor.
3. Que precisava fazer tudo de novo.

O que aprendemos:

 Primeiro, assumir responsabilidades para muitos representa uma dificuldade, possuidores que somos de uma tendência a omitir erros e pontuar acertos, talvez esta fosse a principal dificuldade de Davi, que esperou mais três meses para retomar o transporte da Arca.

Segundo, Davi foi informado (tardiamente) que havia uma ordenança para o transporte da Arca (só Levitas poderiam transportá-la) e ele transgrediu o mandamento do Senhor.

Terceiro Davi recobrou ânimo, assumiu a responsabilidade pelo que aconteceu e resolveu fazer tudo outra vez.

Então meu irmão ao trabalho e se for o caso começar tudo de novo.

Pr. Alfredo Pacheco

2 comentários:

  1. Uma das suas frases que mais admiro e repeito é: "Não importa o que nos aconteça,desde que O PROJETO DE DEUS se cumpra em nossas vidas." Saber vivenciar esse projeto é mais que uma vontade,é uma CHAMADA e são poucos os que conseguem.
    Essa mensagem " Faça tudo outra vez" é muito profunda.

    Parabéns,você é um exemplo muito forte para nós.

    Sandra Sampaio

    ResponderExcluir